quarta-feira, março 17, 2010

Vacinação da gripe A em Laguna

“A população deverá prestar atenção em qual grupo pertence e as datas de vacinação, para assim, ir aos postos de saúde”, salienta a enfermeira Raquel Copetti, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Dia 8 de março, próxima segunda-feira, 900 profissionais da saúde, que foram cadastrados, serão imunizados contra o vírus da gripe A (H1N1). As pessoas serão vacinadas conforme a data de imunização.

A população foi dividida em seis grupos com data de vacinação diferente.

Os profissionais de saúde de Laguna receberam o treinamento para a campanha que será encerrada até maio. Segundo a enfermeira Raquel não existe
contra-indicações. A dose será injetável e todos os postos de saúde do município estarão imunizando à população.

No ano de 2009, na primeira onda da pandemia no Brasil, em Laguna foram confirmados 27 casos da gripe A . Um óbito foi registrado.

Neste ano, a campanha de imunização prioriza profissionais de saúde, índios, gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, na faixa etária de 30 a 49 anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas (sem cura).

O governo comprou 83 milhões de doses.

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças de seis meses a dois anos e os adultos de 20 a 29 anos foram os grupos que tiveram, na primeira onda da pandemia, durante o inverno de 2009, maior chance de ter doença respiratória grave.

O Ministério da Saúde anunciou que estarão disponíveis 21,9 milhões de medicamentos antivirais (Tamiflu), que serão distribuídos em postos e farmácias populares, onde o governo bancará 90% do valor e o paciente, 10%.

A venda, porém, só será feita mediante a apresentação de receita médica, com validade de cinco dias, que ficará retida.

Marque na agenda

Veja qual o grupo que você está incluído e conforme a data procure um posto de sáude

Trabalhadores da Saúde - dias 8/3 a 19/03

Gestantes - (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas) dias 22/03 a 02/04

Doentes crônicos com menos de 60 anos (obesidade mórbida, doenças respiratórias e pulmonares crônicas, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos, diabetes, doença hepática, doença renal, doença hematológica, portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca, portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica) - dias 22/03 a 02/04

Crianças de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias – dias 22/03 a 02/04

População de 20 a 29 anos – dias 05/04 a 23/04

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica. Campanha Nacional de Vacinação do Idoso 24/04 a 07/05

População de 30 a 39 anos - dias 10/05 a 21/05

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário