quarta-feira, março 31, 2010

Arte nas unhas.

No mundo atual, homens e mulheres destacam-se no saber, no equilíbrio, na saúde e fundamentalmente na aparência.
As mulheres, sempre acompanham a moda em geral, procurando realçar cada vez mais a sua feminilidade, evidenciando sua personalidade, atualmente essas emolduram suas mãos com os mais diversos tipos de pinturas em suas unhas, nos mais diversos acontecimentos em dias frios ou quentes, com motivos que vão desde o simples ao mais sofisticado, mostrando sempre bem, feliz e cuidadosa.
Assim como a maquiagem em particula e na moda em geral, as unhas estão cada vez mais personalizadas, cheias de cores, detalhes e adereços especiais, tendência essa criada nos Estados Unidos conhecida como UNHAS ARTÍSTICAS.


Anatomia de mãos e unhas.

* Mãos: Constantemente espoxtas e agredidas pelas atividades do do dia-a-dia, as mãos pedem um lugar especial nos rituais de beleza. A mãos se divide em três partes distintas: corpo, metacorpo e dedos.
Os dedos são formados por pequenos ossos que são: falange, falanginha e falangeta.

* Unhas: A unha é formado por:
* Matriz: é a parte que fica unida ao osso, não é possível vê-la.
* Raiz: é a extremidade interna.
* Corpo da unha: é a parte que fica visível, sendo de cor rosada.
* Extremidade distal: é a ponta que rodeia a unha, sem ter contato com a pele.
* Rodete ungueal: mais conhecida por cutícula, ela
rodeia a raiz e laterais da unha.
* Sulco ungueal: é a fenda que fica localizada entre a cutícula e o leito da unha em ambos os lados.
* Leito ungueal: é a superfície coberta pela unha.
* Lúnula: é a parte esbranquiçada que fica perto da raiz, também
conhecida por meia-lua.



Não adianta conhecer o universo das unhas artísticas, se você não estiver equipada de bons materiais.

" Ao cortar as unhas ou as cutículas, você deve ter muita atenção e cuidado para não machucar, pois estas regiões são muito sensíveis e propensas a inflamações.
No caso de haver um ferimento, devemos desinfetá-lo bem para que haja uma rápida recuperação."


Fonte: Apostila do curso de esteticista IPR.

quarta-feira, março 17, 2010

Vacinação da gripe A em Laguna

“A população deverá prestar atenção em qual grupo pertence e as datas de vacinação, para assim, ir aos postos de saúde”, salienta a enfermeira Raquel Copetti, do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Dia 8 de março, próxima segunda-feira, 900 profissionais da saúde, que foram cadastrados, serão imunizados contra o vírus da gripe A (H1N1). As pessoas serão vacinadas conforme a data de imunização.

A população foi dividida em seis grupos com data de vacinação diferente.

Os profissionais de saúde de Laguna receberam o treinamento para a campanha que será encerrada até maio. Segundo a enfermeira Raquel não existe
contra-indicações. A dose será injetável e todos os postos de saúde do município estarão imunizando à população.

No ano de 2009, na primeira onda da pandemia no Brasil, em Laguna foram confirmados 27 casos da gripe A . Um óbito foi registrado.

Neste ano, a campanha de imunização prioriza profissionais de saúde, índios, gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, na faixa etária de 30 a 49 anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas (sem cura).

O governo comprou 83 milhões de doses.

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças de seis meses a dois anos e os adultos de 20 a 29 anos foram os grupos que tiveram, na primeira onda da pandemia, durante o inverno de 2009, maior chance de ter doença respiratória grave.

O Ministério da Saúde anunciou que estarão disponíveis 21,9 milhões de medicamentos antivirais (Tamiflu), que serão distribuídos em postos e farmácias populares, onde o governo bancará 90% do valor e o paciente, 10%.

A venda, porém, só será feita mediante a apresentação de receita médica, com validade de cinco dias, que ficará retida.

Marque na agenda

Veja qual o grupo que você está incluído e conforme a data procure um posto de sáude

Trabalhadores da Saúde - dias 8/3 a 19/03

Gestantes - (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas) dias 22/03 a 02/04

Doentes crônicos com menos de 60 anos (obesidade mórbida, doenças respiratórias e pulmonares crônicas, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos, diabetes, doença hepática, doença renal, doença hematológica, portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca, portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica) - dias 22/03 a 02/04

Crianças de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias – dias 22/03 a 02/04

População de 20 a 29 anos – dias 05/04 a 23/04

Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica. Campanha Nacional de Vacinação do Idoso 24/04 a 07/05

População de 30 a 39 anos - dias 10/05 a 21/05

Fonte: Ministério da Saúde

terça-feira, março 09, 2010

Mapa de reflexologia das mãos


Legendas:
1. Cérebro
2. Ouvidos
3. Ombros
4. Tórax
5. Pulmões
6. Coração
7. Fígado
8. Vesícula biliar
9. Timo
10. Plexo solar
11. Estômago
12. Hipófise
13. Cápsula suprarenal
14. Rim
15. Pâncreas
16. Apêndice
17. Quadris
18. Ovário/testículo
19. Região lombar
20. Útero/próstata/intestino reto
21. Bexiga
22. Intestino fino
23. Tireóide
24. Intestino grosso
25. Olhos
26. Seios da face (todos os 10 dedos)
27. Nervos ( todos os 10 dedos)
28. Pescoço/garganta
29. Coluna vertebral
30. Baço


Fonte: Apostila do curso de esteticista IPR.

segunda-feira, março 08, 2010

Doenças e problemas de pele (Dermatose)



Existem diversas doenças de pele aqui vai alguns:




* Acne conglobata: Atinge geralmente homens na faixa de idade entre 18 aos 30 anos. Sua caracteristica se da pela formação de "feridas grandes". São acnes que se abrem para o exterior e acabam criando cicatrizes, frequentemente de tamanho considerável.


* Acne profissional: Ocorre devido a profissão do indivíduo, geralmente em rpofissionais que manipulam óleos minerais, betume, cloro ou detergente.


* Acne queloidiana: É uma forma importante de lesão acneica. A inflamação desencadeia uma reação séria na derme, podendo ficar vermelha por meses ou até anos.


* Acne juvenil:
É caracterizada por uma série de fatores: a seborréia, os comedões (folículos pilosos e aumentados cheios de seborréia), as pústulas (espinhas)superficiais ou profundas, os abscessos endurecidos (acnes internas) e as cicatrizes.

* Angiomas: significa vasos e vem da palavra grega aggeion, esse tipo de doença ocorre devido a uma aglomeração de vasos sanguíneos ou linfáticos, que formam uma região específica circunscrita, frequentemente são congênitos e podem ter relevos.



Fonte: Apostila do curso de esteticista IPR.


Em breve terá mais exemplos de doenças de pele.

Pele! Qual é a sua?


Você sabe identificar seu tipo de pele? Não ! Aqui vai umas dicas.
* Pele oleosa: brilhante, com poros visíveis e dilatados e tendência à acnes. Fique longe de produtos com óleo e nunca esqueça o tônico, ele ajuda a fechar os poros, o hidratante ta´mbém é essencial.
Lembre-se pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada.
Ao comprar produtos para a sua pele esse precisa ser oil-free, ou seja, não oleosos.
* Pele mista: é oleosa na chamada região T (testa, nariz e queixo)e seca no restante do rosto. Para mantê-la saudável, evite produtos cremosos, que podem deixar ainda mais oleosa a região T, mas nunca descuide da área seca,pois ela precisa ser hidratada.
* Pele seca: geralmente ela é fina e sem brilho, e pouco elástica. Descama com muita facilidade e está mais sujeita a rugas, então abuse dos hidratantes.
* Pele normal: tem textura uniforme, não se encaixa em nenhum tipo de pele acima citadas.
Mas isso não significa que você não precisa cuidar dela, a poluição, o sol e outros fatores podem danificá-la. Por isso não abra mão do ritual de limpeza e hidratação.

Fonte: Dicas práticas de maquiagem.
Editora Melhoramentos.

Dicas práticas de maquiagem.



Saber se maquiar é uma arte que todas as mulheres, sem exceção, aprendem. Além de realce da beleza natural da mulher, é um forte aliado para disfarçar algumas imperfeições e, quando bem usada, pode tratar a pele, mantendo-a jovem e linda por mais tempo.
Com dicas preciosas você vai aprender a se maquiar e ao mesmo tempo, valorizar o seu estilo. Não importando se você é loira, morena, negra ou se já passou dos 50 anos, sempre há um segredinho capaz de realçar os pontos forte e esconder os pequenos defeitos.
Os cuidados com a pele são indispensáveis para o sucesso de uma maquiagem, por isso o primeiro passo é começer o seu tipo de pele e ser fiel a velha dica: LIMPAR, TONIFICAR E HIDRATAR.
* A limpeza: nenhum cosmético consegue se fixar em uma superficie suja, no entanto jamais lave o rosto com sabonete comum, procure produtos específicos, eles tem detergentes mais suaves, que não desidrantam a sua pele.
* O tônico: Ele remove os resíduos que costumam ficar obstruindo os poros, para pele oleosa e mista, é indispensável.
* O hidratante: Com a pela já limpa e tonificada aplique um hidratante com filtro solar. Pronto sua pele já pode receber a maquiagem.


Fonte: Dicas práticas de maquiagem.
Editora Melhoramentos.

A você MULHER.



Temos a delicadeza das flores;

A força de ser mãe;

O carinho de ser esposa;

Receprocidade de ser amiga;

A paixão de ser amante;

E o amor de ser MULHER.

Nesse dia 8 de março quero desejar a todas a mulheres os meus parabéns, por serem pessoas que persistem em seus ideais, e que nunca jamais vão desistir.

A todas PARABÉNS!